Depois dessa revolução digital, todo mundo precisa criar imagens para "vender o seu peixe" pelas redes socias. Mas o que acontece muitas vezes é que não há verba para contratar um designer profissional.
Como criar suas próprias composições, sem perder tempo e sem errar muito?
Conheça essas 5 ferramentas de design que te darão suporte para criar e surpreender a sua audiência.
1. Livro: Design para quem não é designer
Ter os princípios de design na cabeça seria um bom começo. Isso vai te defender em qualquer coisa que precisar criar. Esse foi o primeiro livro de "design" que eu li na vida. Me ajudou bastante a melhorar minhas composições com simples dicas de alinhamento, tipografia, contrastes, etc. Encontrei o pdf do livro na internet, mas sinceramente acho melhor comprar pra ter em mãos. Ele é um clássico e as dicas valem muito a pena.
2. Site "Canva"
E aí? já sabe "mexer" no Canva? Lá você encontra composições (layouts) pré-definidos de tudo que você imagina: cartão de visita, apresentações, postais, etc. Daí você altera o texto e insere os dados que você quiser.
Aí você pode criar do zero ou utilizar algo meio pronto apenas editando os seus dados.
Um curso que sempre recomendo é o da Domestika. Um curso super bem feito e super explicadinho, passo a passo. Segue link abaixo:
3. Creative Market
Esse é um site onde você encontra composições prontas também. Tem até modelos de curriculum, ou seja, facilita bastante a sua vida.
A diferença em relação ao anterior é que aqui você vai precisar ter o software para editar o layout. Pode ser o Photoshop, Illustrator... depende da origem do arquivo que se queira comprar.
Outra coisa super boa do Creative Market é ASSINAR A NEWSLETTER DELES.
Porque lá tem muita coisa free, ou seja, você poderá baixar layouts, combinações de fontes, etc sem pagar nada. Se quiser testar é só criar a sua conta e esperar os emails com "free goods" que chegarão para você.
4. Figma.com
O Figma conheci há pouco tempo e já estou usando porque tive que entregar um projeto de UX já nesse formato. Ele é bem intuitivo também, fácil de usar e você compartilha com a sua equipe sem precisar baixar software, instalar, pagar assinatura etc. Claro que o uso gratuito dele é limitado. E apesar dele já estar sendo amplamente utilizado ele tem alguns bugs como boa parte das ferramentas de design em desenvolvimento. Seu funcionamento é semelhante ao do Illustrator e facilita bastante a criação de projetos de interface pelas suas funcionalidades.
5. Envato Elements
Pense num banco de imagens que tem de tudo! é o Envato Elements! Esse eu assino já faz um tempão e uso sempre para trabalhar. Não é tão caro (se você pensar no custo-benefício) e se você assinar por um ano, tem um descontão.
Lá você pode baixar vídeos, imagens, ilustrações, modelos de e-book, etc. Assim você não perde tempo, nem estilo. Se você quer fazer uma apresentação em power point bem bonita, cheia de gráficos, ícones, bem clean, etc... veja essa seção de templates. É possível fazer uma assinatura anual ou pagar só por um mês. Mas vai ajudar bastante na correria, porque é só baixar e editar.
Munido dessas ferramentas você vai estar mais preparado para alcançar seus objetivos. Espero que curta. Se você já usou algum desses ou tem alguma outra dica, comenta aqui em baixo.
Um abraço!
Elize Garcia
Design Gráfico
Comentários