Você se lembra da sinalização da sua Escola primária? Se não, é porque provavelmente nem tinha, ou era meio padrão, daquelas que não pretendem nada além de dar a direção das coisas, beeem discretamente.
E às vezes tem que ser assim mesmo, algo bem simples, só para as pessoas se localizarem. Depende muito do que se quer "refletir nas paredes" da instituição, não é verdade?
Em se tratando de sinalização para escolas, eu acredito que é muito bem-vindo usar todo esse material e investimento para instigar, provocar a imaginação e a curiosidade dos alunos. O ambiente é o terceiro professor no processo de aprendizagem (como diz a abordagem Reggio Emilia), então quis trazer algo mais, do que apenas uma lista "chata" com números e nomes.
Veja como ficou:
O Design traz o estilo "Cartoon" pra dentro da escola, algo que já faz parte do universo dos alunos e que comunica o corriqueiro com criatividade. Sabe aquela frase "você está aqui" que tem nos mapas e sinalizações? Aproveitamos isso para recepcionar os alunos e dizer:
"que top"! você está aqui!
Fiquei feliz que a Escola Grace topou inovar e assim nasceu esse projeto.
O processo foi assim:
- Primeiro pintamos as paredes, utilizando a paleta de cores da escola.
- Um amigo nosso, o Fabiano Castro, fez o recorte das placas de MDF na CNC.
- Depois fixamos as placas nas paredes com parafusos e cola.
- Com tudo já nas paredes, adesivamos o vinil.
obs: as placas menores já foram fixadas na parede com o vinil colado.
E se mudar alguma coisa?
Todos os anos o ensalamento muda. Com o adesivo vinil removível, é possível trocar "facilmente". Dá trabalho, mas não fica rasgando, grudado ao extremo. Ele sai inteiro, bem tranquilo.
É possível refazer o layout e mudar o texto dos balões menores também.
Com o tempo esse estilo "Cartoon" foi ocupando outros espaços da escola. Mas eu volto pra contar o que foi criado depois disso em outro post.
Ficamos muito felizes com o resultado.
Sinalização para escolas > educação infantil:
Elize Garcia
Design Gráfico
Marketing Digital
Comments